sábado, 13 de março de 2010

ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE



È muito freqüente encontrarmos em publicações da área de Educação Física os termos “Atividade Física , Exercício Físico e Esporte”, na maioria das vezes estes termos são empregados de forma incorreta , pois existe uma diferenciação entre eles.Vamos ao conceito de cada um e um breve comentário a respeito :
Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de epouso ( CASPERSEN et alii, 1985 ) , portanto, um simples movimento de um dedo pode ser considerado uma atividade física.
Mesmo apresentando alguns elementos em comum, a expressão exercício físico não deve ser utilizada com conotação idêntica a atividade física. É fato que tanto o exercício físico como a atividade física implica na realização de movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos que levam a um gasto energético, e, desde que a intensidade, a duração e a freqüência dos movimentos apresentam algum progresso, ambos demonstram igual relação positiva com os índices de aptidão física. No entanto, exercício físico não é sinônimo de atividade física : o exercício físico é considerado uma subcategoria da atividade física. Por definição
"Exercício Físico é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física (CASPERSEN et alii, 1985 ),
Como exemplo, podemos citar uma caminhada de uma hora sem parar e com ritmo constante”.
Não obstante, em determinadas situações outras categorias da atividade física de nosso cotidiano podem, eventualmente, provocar adaptações positivas nos índices de aptidão física.
No entanto, mesmo assim não devem se constituir como exercício físico. É o caso de algumas ocupações profissionais, de tarefas domésticas específicas ou outras atividades do dia a dia que, pelo seu envolvimento quanto á demanda energética, podem repercutir favoravelmente na aptidão física.Igualmente , uma pessoa que torna seu tempo livre e as atividades destinadas ao lazer mais ativas fisicamente , deverá usufruir as vantagens quanto à aptidão física.
Contudo as dificuldades quanto ao seu planejamento , à sua estruturação e repetição as impedem de ser consideradas exercício físico. O termo
“Esporte” pode ser definido como um sistema ordenado de práticas corporais de relatividade complexidade que envolve atividades de competição institucionalmente regulamentada, que se fundamenta na superação de competidores ou de marcas e/ou resultados anteriores estabelecidos pelo próprio esportista (GENERALITAT DE CATALUNYA, 1991 ).

A prática do esporte pode se apresentar de duas maneiras bastante distintas: os chamados esportes de recreação e os esportes de alto rendimento.Esporte de alto rendimento é aquele que tem como objetivo principal o alcance do desempenho máximo mediante o estabelecimento de desafios dos próprios limites na busca de vitórias e de recordes e , em alguns casos, com finalidades econômicas e/ou políticas bastante claras . Esta constante busca da superação pode em alguns casos levar o praticante a seqüelas futuras, o que nos faz admitir que esta não é uma forma de promoção da saúde.
Já o esporte de recreação é o que tem como meta primordial à melhoria do bem estar e o relacionamento interpessoal de seus praticantes por intermédio de atividades de competição , contudo também não deixa de apresentar movimentos complexos e com alguma intensidade, sendo recomendado uma preparação prévia antes de pratica-los.
Seja através do incremento de atividade físicas do seu dia a dia , ou através da pratica regular de exercícios físicos ou ainda através do envolvimento em esportes, o importante é começar a se mexer, o que não vale é ficar parado.

Nenhum comentário: