quarta-feira, 15 de outubro de 2008

4 passos simples para iniciar uma rotina de exercício físico


Se é certo e sabido que o exercício físico regular faz maravilhas ao corpo e à alma, também é verdade que este não é dos hábitos mais fáceis de incutir nas pessoas e nas suas rotinas diárias. Aliás, a maioria das pessoas começa e pára, só para começar outra vez e, no fundo, não há nada de mal nisso, o importante é voltar a começar! Estes 4 passos simples vão ajudá-lo a iniciar e a manter, de vez, uma rotina de exercício físico!
  1. Antes de mais nada faça uma avaliação física. Pode ser um exame com seu médico ou a avaliação física feita pelas boas academias de ginástica. Estes exames vão detectar possíveis problemas de saúde e também o seu grau atual de condicionamento físico, determinando o tipo de treinamento e a constância com que deve ser feito neste período inicial. Mesmo que você tenha resolvido iniciar uma caminhada diária os exames são importantes par evitar surpresas. "Nenhuma pessoa traz estampada no rosto a alteração em saúde que possa impedi-la de fazer exercícios. Por isso, o esforço deve ser orientado ainda que não haja a presença de um profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA”
  2. Ninguém alcança um bom condicionamento físico sem disciplina. Aquela corrida ou caminhada de fim de semana não tem o poder de modificar seu corpo ou sua saúde. Além do mais, o esforço exigido a intervalos longos pode causar lesões em seu organismo. A constância mínima exigida para que seu organismo aproveite os benefícios do exercício físico é de 3 vezes por semana.
  3. Varie o tipo de exercício, mesclando os aeróbicos, que vão fortalecer o sistema cardiovascular; os de resistência e força, que vão fortalecer os músculos; e o alongamento, para conquistar maior flexibilidade. E não se esqueça de escolher exercícios que lhe dão prazer. Dança, equitação, ciclismo, natação, são formas prazerosas de manter seu corpo em forma enquanto beneficiam também a sua da mente.
  4. Não avance seus limites. Qualquer sintoma como dificuldade para falar, tontura, palidez, respiração excessivamente ofegante, perda de equilíbrio ou fadiga constante são indícios de que você está exagerando na dose. Se você não é um atleta e seu objetivo é obter mais saúde, não queira competir com os outros. Aceite e respeite os limites que seu organismo impõe.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

SEMANA DA CRIANÇA







Alunos do "Projeto Tempo Integral" realizaram uma excursão na AABB, no dia 07 de outubro de 2008, em comemoração à “Semana da Criança”


"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."